10 comportamentos que ajudam a adquirir autoconfiança.

Tempo de leitura: 4 minutos

A autoconfiança é a nossa capacidade de confiar em nós mesmos e reflete a maneira como lidamos com desafios ou situações difíceis em todas as áreas da nossa vida.

Essa capacidade precisa encontrar um equilíbrio saudável, pois em excesso pode virar arrogância e sua falta pode impedir a pessoa de assumir riscos e de aproveitar as oportunidades.

A boa notícia é que autoconfiança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. Pequenos ajustes de comportamento já podem fazer toda a diferença:

1) A linguagem corporal é uma maneira importante de transmitir confiança. Ombros caídos e olhar baixo não favorecem a imagem de ninguém. Observe a sua imagem diante do espelho. Perceba que ao se manter em postura ereta, com ombro para trás e cabeça erguida, você transmite mais confiança e equilíbrio. Sorrir, falar pausadamente e fazer contato visual também são atitudes que geram conexão com as pessoas e transmitem autoconfiança.

Dica: prestar atenção a como você quer se apresentar aos outros pode lhe dar clareza para se esforçar a agir assim.

2) Vestir roupas que fazem você se sentir confiante pode mudar sua atitude e visão sobre uma situação estressante. Estudos demonstraram que o que você veste pode ter uma influência significativa sobre como se sente e age. Capriche no visual. Essa pequena atitude diária certamente refletirá no olhar de outras pessoas e lhe deixará mais confiante.

3) Mantenha o hábito de manter seus pensamentos focados na abundância e não na escassez. A mentalidade é extremamente importante quando se trata de confiança. Pessoas confiantes concentram-se em pensamentos e resultados positivos. Atitudes positivas geram mais respeito, sinceridade e inspiram outras pessoas.

4) Comemore pequenas vitórias, pois o percurso se faz com um passo de cada vez. Fracione as metas grandes em metas menores e verá que ficará mais fácil e mais leve alcançar seus objetivos. A cada conquista você se tornará mais confiante.

5) Aprimore a versão de si mesmo. Aprender novas habilidades, como aprender a tocar um instrumento, um novo idioma ou matricular-se em algum curso de seu interesse, pode ajudá-lo a aumentar a autoconfiança. Ver melhorias e acompanhar o progresso pessoal vai construir, significativamente, a imagem de sua própria capacidade. Também pode ajudar a distrair e acalmar a mente, bloqueando qualquer preocupação ou pensamento excessivo que possa surgir em sua vida.

6) Demonstre interesse sincero pelos outros. Ter uma conversa unilateral não é interessante e tampouco respeitosa. É preciso ter empatia, colocar-se verdadeiramente na posição do outro para compreendê-lo. As pessoas que entendem que todo mundo tem uma história e carregam essa perspectiva consigo, são mais propensas a atrair o foco de outras pessoas. A sinceridade reside em contornar a necessidade de soar interessante, e usar essa energia para realmente ouvir o que o outro tem a dizer. Em outras palavras, fale menos e ouça mais.

7) Esqueça a necessidade de estar sempre certo.O que você prefere: ter razão ou ser feliz? Faz parte da natureza do ser humano querer ter sempre razão ao se expressar, especialmente quando as paixões são alimentadas. As pessoas mais confiantes, porém, suprimem muitas dessas emoções primitivas, escolhendo manter uma conversa com alguém, independente dos pontos de vista parecerem conflitantes. Vale a pena conhecer com interesse outras formas de enxergar o mundo. Isso pode ampliar suas ideias e fazer você observar os fatos sob novos ângulos.

8) Reconheça suas vulnerabilidades.Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, mostrar vulnerabilidade não é um ato de fraqueza. É um ato muito humano, encantador e até mesmo atraente. A exibição das vulnerabilidades ajuda a estabelecer confiança e também oferece uma mensagem poderosa: é normal não ser perfeito, não precisamos ser tão duros com nós mesmos!

Todas as pessoas têm suas falhas, mesmo as autoconfiantes. A diferença consiste em reconhecer essas inseguranças e levar a vida adiante, aceitando as imperfeições e vivendo uma vida feliz, apesar delas.

9) Não desista dos seus objetivos.A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Pessoas autoconfiantes são resilientes e não desistem do seu propósito, pois acreditam e se esforçam ao máximo para alcançar seus objetivos. Não possuem medo de errar ou de tentar novamente até conseguirem o que desejam.

10) Modele pessoas que considere autoconfiantes. Observe as principais qualidades das pessoas que você admira, sejam pessoas do seu convívio ou celebridades. Procure copia-las, reproduzindo o que de melhor essas pessoas transmitem. Repare no seu jeito de andar, de vestir, de falar e, principalmente, nas suas atitudes. No início poderá parecer forçado, mas certamente irá se sentir mais confiante sabendo que o modelo reproduzido já foi testado por outra pessoa. Isso lhe dará clareza sobre os seus pontos fracos e sobre quais habilidades precisará desenvolver. Com o tempo se sentirá mais à vontade agindo de forma mais confiante.

Pratique todos dias a autoconfiança, até que ela se torne um hábito e se instale de forma natural e definitiva em sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *