Tempo de leitura: 4 minutos
Como andam seus planos para o futuro? Não é todo mundo que gosta de fazer planos e traçar metas, mas ainda que você seja do tipo que deixa a vida te levar, há de convir que planejamento muitas vezes é necessário e pode evitar surpresas desagradáveis pelo caminho.
A compra de um imóvel, a viagem dos sonhos, o desenvolvimento na carreira… até coisas mais simples, como matricular-se em uma academia, fazer um curso de inglês, organizar as finanças, exigem algum tipo de planejamento. O que não adianta é planejar, estabelecer metas, criar planilhas e gráficos sem entrar em ação!
Assim como em um jogo de tabuleiro, para alcançar o objetivo final é preciso estabelecer um plano de ação, com pequenos passos e etapas a serem concretizados durante o percurso. E para cada passo é preciso estabelecer estratégias e prazos!
Lembre-se: Sem prazos, não há execução de planos e estes permanecem no mundo das ideias, sem realização.
Para começar a planejar, basta seguir alguns passos importantes:
1) Você pode fazer uma lista de tudo aquilo que almeja na vida, das coisas mais simples às mais ousadas.
2) Classifica-las de acordo com o prazo que considere justo ou razoável para realiza-las. Seja realista nesse momento! As metas de longo prazo são as metas alcançáveis em mais de 5 anos. As de médio prazo, entre 2 e 5 anos e as de curto prazo, cerca de 1 ano ou menos.
3) Desmembre as grandes metas em etapas menores. As metas maiores, alcançáveis a médio e longo prazo, por estarem distantes, muitas vezes, da realidade atual, podem parecer impossíveis de serem alcançadas, desencorajando o início de sua execução. Metas menores, no entanto, são mais fáceis de serem alcançadas e cada conquista dará mais confiança para encarar as próximas etapas.
4) Trace uma linha cronológica imaginária. Inicie pela própria meta, como se já a tivesse alcançado e vá retornando no tempo. Por exemplo, se pretende comprar um imóvel, comece por ele. Visualize sua localização, quais as facilidades que procura ao seu redor (proximidade do trabalho, da escola dos filhos…), qual a metragem do imóvel, a compra ocorrerá na planta ou já construído, novo ou usado… cerque-se de todas as perguntas possíveis sobre esse objetivo.
5) Vá regressando na linha cronológica imaginária observando o que precisará realizar em etapas para alcança-lo. No exemplo do imóvel, pense como obter recursos para reformas, mobílias e escritura, como serão as etapas de financiamento, se necessário, quais os recursos financeiros que obterá no período, se venderá algum bem que já possui para amortizar a dívida… vá estabelecendo ações de trás para frente, definindo prazos para a conclusão de cada uma delas.
Quando chegar de volta ao momento presente perceberá que as metas intermediárias ficaram mais “tangíveis”, pois terá que se preocupar com cada uma delas nos prazos que estabeleceu. Elas passam a ser metas mais próximas da realidade atual e mais fáceis de serem cumpridas.
6) Mantenha-se focado e motivado. Para alcançar qualquer meta, é fundamental que se tenha um motivo relevante e bem definido que lhe impulsione para o alcance do resultado final, pois ele será o seu ponto de apoio quando bater o cansaço, o desânimo e a preguiça. É ele que fará você levantar mais cedo, dormir mais tarde, se esforçar mais para alcançar o seu objetivo. E para reconhecer esse motivo, você pode se perguntar: por que razão eu realmente quero alcançar esse objetivo?
De repente, você quer se matricular numa academia não só para perder uns quilinhos, mas porque você quer desfrutar da convivência dos seus filhos, parentes e amigos com mais saúde e por mais tempo… ou precisa iniciar os estudos, porque quer alcançar uma nova posição no trabalho, ter estabilidade financeira… não importa qual o objetivo, o motivo tem que ser algo impactante, que faça muito sentido em sua vida e que lhe mantenha no caminho!
Sem um motivo forte e bem definido a chance de você desistir aumenta substancialmente. E ele precisa ser encarado como prioridade em sua vida, a fim de que possa recusar oportunidades que estejam na direção contrária do seu objetivo.
Definindo um bom sistema, sólido e consistente você chega onde você quiser. O importante é entrar em ação, começando hoje, agora mesmo! Então vamos lá! O que você pode fazer desde já para avançar as primeiras casas do seu tabuleiro? Pense nisso e aja!