Tempo de leitura: 3 minutos
Você já teve aquela sensação de que não parou um minuto durante o dia, mas que efetivamente não fez nada daquilo que pretendia?
Pois é… o fato de você ter se ocupado com milhares de tarefas não quer dizer que tenha efetivamente produzido.
Produtividade está relacionada com o modo como se atinge metas e objetivos. E se as tarefas cumpridas nem de longe se relacionam com as metas e objetivos estabelecidos, significa que você apenas esteve ocupado, o que nada tem a ver com PRODUTIVIDADE.
Isso acontece porque, na maioria das vezes, as pessoas passam o dia alternando entre atividades e ocupação sem colocar foco nas prioridades, deixando as distrações interferirem no seu rendimento.
Mudanças simples de hábitos e pequenos ajustes em sua organização podem impactar positivamente na sua produtividade e aumentar os seus resultados:
1) Tenha foco.
Pare de fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo! Faça as coisas mais importantes primeiro, principalmente aquelas que exigem mais concentração e maior raciocínio. E estipule horários do seu dia para executar tarefas de menor importância.
2) Determine prazos para si mesmo.
Dessa maneira você conseguirá se organizar melhor e entregar o trabalho com mais agilidade.
3) Foque seu trabalho em blocos de tempo ininterruptos, de pelo menos 25 minutos.
Algumas pessoas são mais produtivas quando empregam a concentração em um período de tempo maior. Se este é o seu caso, comprometa-se a focar em determinada tarefa por uma hora, por exemplo. Entre os blocos de tempo faça uma pausa de cinco a dez minutos para relaxar a mente. Após, volte a se concentrar novamente.
4) Elimine as interrupções e distrações.
Crie um ambiente que mantenha você focado, principalmente se trabalhar em casa, onde as distrações podem ser inúmeras! Desligue as notificações do seu celular, se necessário.
5) Estabeleça rotinas intencionais que se tornem hábitos a longo prazo.
Estipule, por exemplo, um horário do dia para checar e responder os e-mails, retornar as ligações e verificar as redes sociais.
6) Planeje as tarefas para o dia seguinte e anote as prioridades.
Organização é artigo de primeira necessidade! Não tenha medo de escrever aquilo que precisa fazer. Organizar as rotas que precisa traçar para alcançar seus objetivos é uma ótima maneira de aumentar sua produtividade.
7) Elimine hábitos negativos.
Verifique o que tem atrapalhado sua rotina e a sua produtividade. Encontre soluções criativas e não se sabote! Não caia na tentação de se permitir “só por hoje”, quebrando as regras que estabeleceu, pois seu cérebro irá entender que essa “permissão” valerá para amanhã também, e para depois de amanhã… e quando perceber, já terá criado o hábito de quebrar as regras diariamente. E lá se vai a organização produtiva previamente estabelecida!
8) Manter-se atualizado é outra forma importante de aumentar sua produtividade.
Buscar conhecimento e informação irá fazer com que você não só aumente a qualidade de seu trabalho, mas também consiga realizar suas tarefas de forma mais eficiente.
9) Exercitar a flexibilidade também é fundamental para aumentar sua produtividade e encontrar o sucesso.
Desafios certamente surgirão e precisará ter jogo de cintura para resolvê-los. Considere sempre um tempinho na sua agenda para as emergências que possam aparecer inesperadamente.
10) Não deixe de praticar exercícios físicos.
O tempo que gasta se exercitando e cuidando da sua saúde, você ganha em energia para realizar as tarefas com mais foco e disposição.
Que tal colocar tudo isso em prática desde já?