Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as emoções, tanto as próprias como as dos outros. Desenvolver essa habilidade é fundamental para a construção de relações saudáveis, tomada de decisões conscientes, alcance da felicidade e do sucesso em diferentes aspectos da vida.
Daniel Goleman, uma das maiores autoridades nesse assunto, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional:
1) Autoconsciência – Precisamos conhecer nossas próprias emoções, entender quando elas ocorrem e o que as desencadeiam, para podermos melhor administrá-las.
2) Controle das emoções – É quase impossível evitar o surgimento das emoções. Mas devemos aprender a lidar com os sentimentos, buscando sempre o equilíbrio e a serenidade, ainda que em condições de pressão ou estresse.
3) Automotivação – O ser humano normalmente é motivado a agir em 2 situações: em busca do prazer ou para fugir de uma dor. O autoconhecimento é fundamental para que possamos compreender o que nos motiva a agir. Para tanto, devemos conhecer os nossos medos e dores, assim como as nossas maiores fontes de prazer, e encontraremos grande motivação para agir.
4) Empatia – É uma habilidade emocional, intuitiva e analítica que consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, tentando compreender as atitudes e os sentimentos alheios, pela visão delas próprias. Pessoas altamente empáticas e altruístas costumam estar em cargos de liderança justamente por terem essa facilidade de lidar com pessoas.
5) Saber se relacionar interpessoalmente – Outro ponto chave para o sucesso é saber ter boas relações, guiando as emoções dos outros. Isso criará um ambiente positivo a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.
Embora você não possa controlar as emoções dos outros, você pode controlar o impacto delas em você. Estamos falando de uma habilidade interpessoal que exige paciência, calma e empatia para entender os sentimentos, causas e condições que levaram o outro a externar determinada emoção ou sentimento.
A importância de desenvolver a inteligência emocional
Manter o domínio das emoções em momentos difíceis é de suma importância para a boa convivência com outras pessoas, além de tornar o ambiente mais saudável e tranquilo.
E quem possui essa habilidade consegue se sobressair, seja no âmbito pessoal ou profissional, tendo ainda melhor desempenho no desenvolvimento de outras habilidades importantes:
- Comunicação – os processos de comunicação são favorecidos, pois as pessoas emocionalmente equilibradas se expressam melhor e são mais persuasivas. Consequentemente se destacam em posições de liderança.
- Domínio das emoções – controlar eventuais sentimentos exaltados, gestos e palavras é fundamental para que consigamos superar questões conflituosas e proteger a nossa saúde física e psicológica.
- Poder de decisão – A inteligência emocional fortalece as conexões emocionais e garante mais segurança nos momentos decisivos.
- Integração – Quando controlados, os sentimentos estimulam a união, promovem a cooperação e podem gerar laços entre as pessoas, facilitando o trabalho em equipe e aproximando as pessoas de maneira positiva.
Que tal avaliar como anda a sua inteligência emocional?
Comece a observar no seu dia a dia como tem lidado com os desafios, com suas inseguranças e com situações adversas. Procure compreender o que lhe tira do sério e como poderia agir para amenizar os momentos de raiva e de estresse. Busque ter clareza sobre isso. E se preciso for, escreva seus sentimentos, verificando os momentos em que se repetem e o porquê.
Somente conhecendo suas emoções terá condições de modificá-las.
Um grande abraço!