O que é Mindset?

O que é Mindset?

Tempo de leitura: 6 minutos

Mindset, em linhas gerais, pode ser traduzido como “configuração mental” (o termo mind significa mente e set, configuração). Esse termo foi criado pela professora de psicologia da Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação Carol S. Dweck, autora do livro “MINDSET – A nova psicologia do sucesso”.

Ao longo de décadas Dweck realizou pesquisas e observou a razão pela qual as pessoas são otimistas ou pessimistas, bem-sucedidas ou não, verificando que o mindset determina a forma como se age perante a vida, os objetivos, os desafios, as dificuldades e como são empregados os esforços para a melhoria e evolução pessoal. 

Sobre as nossas características físicas, decorrentes da nossa herança genética, temos pouco controle. Porém, será que as qualidades, aptidões e habilidades físicas e intelectuais são natas ou podem ser aprendidas e desenvolvidas?

Acreditar que suas qualidades são imutáveis é o que pesquisadora chama de mindset fixo. No entanto, existem outras maneiras de pensar. Há outro mindset no qual as características humanas não são simplesmente como cartas de baralho que você recebe e com elas tem de conviver. Nesse outro mindset, as características e qualidades recebidas marcam apenas o ponto de partida para o desenvolvimento. É o chamado mindset de crescimento. Ele se baseia na crença de que você é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.

O mindset está muito relacionado à inteligência emocional, ou seja, o modo como gerimos as nossas emoções, nossos valores e crenças

Construir uma nova crença, é um processo que exige intencionalidade consciente, motivação, persistência e a compreensão de que a implementação de novos comportamentos se dá pela formação de circuitos neurais robustos, tanto em potência de conexões no nosso cérebro, quanto em significado emocional.

Está cientificamente comprovado que muitas das decisões que parecem ter origem em processos racionais, procedem, de fato, no contexto da emocionalidade.

As emoções positivas aumentam o bem-estar, o otimismo e as chances de sucesso, pois produzem uma organização mais ampla e flexível do funcionamento cerebral, além de estarem relacionadas com níveis de dopamina, que é um neurotransmissor comumente associado a estados de prazer. 

A positividade é um caminho para se manter a motivação mais elevada e amplia a capacidade de foco em objetivos, maximizando as perspectivas de alcançá-los.

Já os estados negativos, como a ansiedade, depressão e fracasso, não somente estreitam capacidades de atenção e foco, como também minam o encorajamento e o estímulo para a realização.

 

Muitas das decisões que parecem ter origem em processos racionais, procedem, de fato, da emocionalidade.

Qual é a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?

O mindset fixo predomina em pessoas opositoras, que tendem a ser pouco flexíveis consigo mesmas e com as demais. Tendem à ideia de fracasso, mesmo antes de tentarem algo. São pessoas que ficam encarceradas nos meandros do problema, com baixa motivação e pouca atitude para buscar soluções. Resistem a novos conhecimentos e habilidades, baseadas na premissa da imutabilidade das coisas.

São pessoas que tendem a ser ansiosas, por encarar os desafios como ameaças, como se cada situação exigisse uma confirmação da sua inteligência, do seu caráter ou da sua personalidade. Pessoas com mindset fixo resumem as situações em sucesso ou fracasso, aceitação ou rejeição, inteligência ou tolice.

O mindset de crescimento prevalece em pessoas que consideram que a capacidade humana e as crenças pessoais são mutáveis. São pessoas mais flexíveis, mais abertas a novos comportamentos e habilidades, por meio do esforço e da experiência, e que encaram os erros como oportunidade de aprendizado. 

Pessoas com mindset de crescimento, normalmente confiam no esforço e valorizam o mérito, em vez de premiarem apenas o resultado. Prática, treinamento e método são as palavras de ordem. Valorizam os pontos positivos do processo e buscam corrigir os pontos negativos, superando suas limitações e aprimorando seus conhecimentos diariamente. Não se negam a adquirir novas responsabilidades e abraçam as oportunidades, pois entendem que tudo é aprendizado.

Porém, no dia a dia, grande parte das pessoas se considera no mindset de “meio-termo”, por oscilar entre emoções positivas e negativas, a depender das situações e contextos que esteja vivenciando. E isso é absolutamente normal, pois ninguém é positivo e feliz o tempo todo. Além do que, gerir as emoções nem sempre é tarefa fácil.

Antes de tudo, é preciso ter consciência de que a transformação é possível.

Como desenvolver o mindset de crescimento?

Mudança de mindset não é uma habilidade que se adquire do dia para a noite, nem por meio de discussões rasas. É um processo mental intenso, que passa por transformações profundas na forma de se auto perceber e de enxergar o mundo. Exige autoconhecimento, tempo, investimento e esforços para entender o momento presente e onde se pretende chegar.

Muitos questionamentos são necessários para essa compreensão, como por exemplo, entender quais as crenças pessoais que limitam os comportamentos desejados ou necessários, quais os reais motivadores para a mudança de atitude, e ter, antes de tudo a consciência de que essa transformação é possível.

Nenhuma trajetória é retilínea. Toda história de sucesso é marcada por altos, baixos e um ponto de virada. 

Trocar o certo pelo duvidoso e partir para mares desconhecidos, muitas vezes gera medo e insegurança e é o que faz muitas pessoas desistirem antes mesmo de começarem. Elas, então, preferem permanecer na zona de conforto, desperdiçando oportunidades de desenvolverem novas habilidades e de realizarem os seus sonhos.

Se você ainda não chegou onde deseja, encontre inspirações. Siga o exemplo de pessoas que entraram em ação e fizeram as coisas acontecerem. Boa parte das pessoas que você admira tem uma história de superação para contar.  

Acredite em você e na sua potencialidade. Não desanime nos primeiros tropeços ou com as críticas que eventualmente receber. Tenha bem claro qual é o seu propósito e encontre meios para se motivar constantemente. Levante e siga em frente, com foco e determinação. Anote os aprendizados e persista. Avalie o seu empenho, os seus resultados e pratique a melhoria contínua.  É somente com prática e repetição que desenvolverá as suas habilidades e encontrará o método mais eficaz para a realização.

Espero que essas dicas possam abrir a sua mente para novas possibilidades e lhe tragam inspiração para o seu caminho de crescimento e evolução.

Um grande abraço!

Bia Veríssimo